PREFEITURA DE JEREMOABO PROMOVE ENCONTROS COM SECRETARIAS DE MEIO AMBIENTE DE CANUDOS E UAUÁ.

No dia 12 de fevereiro de 2019, ocorreram reuniões nas cidades de Canudos e Uauá.

A reunião de Canudos aconteceu às 10h, na Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Pesca, com a presença do Secretário Ruy Silva e Nafitali coordenadora de Vigilância Sanitária.

Mais tarde, em Uauá, às 14h, contamos com a presença de Aline Virginia Secretária de Saúde, Maria de Fatima Coordenadora de projetos e convênios, Fanael Almeida Coordenador de Vigilância em saúde, José Jackson Procurador Juridico, Áquila Almeida Chefe de Gabinete e Deusdete Ferreira, Vereador daquela cidade.

Da prefeitura de Jeremoabo, compareceram a Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade Maria Das Dores, Secretário de Obras Adauto, Secretária de Gabinete da Sec. De Meio Ambiente e Sustentabilidade Leidsa Jaianny, Engenheiro Ambiental José Erinaldo e Raimundo Fagner, Supervisor do Programa de Controle da Esquistossomose-PCE.

Foram abordados nas reuniões os problemas encontrados até o momento quanto ao rio Vaza Barris, bem como propostas parcerias e ideias para iniciar o projeto de revitalização.

Foi tratando também acerca da capitação de esgoto e fazendo visita in loco nos locais onde os dejetos são despejados, tendo o conhecimento de que são despejados diretamente no rio em Canudos e em Uauá são dois pontos (canais) que descem a cidade e cai em uma fazenda onde rio passa levando todos os dejetos.
Tendo o representante da equipe epidemiológica Raimundo, discutido sobre a esquistossomose e dando algumas instruções sobre a importância de combater e como combater já que não são ativos, no município de Jeremoabo desde 2011, ações de combate a esquistossomose, o que está sendo revertido agora na nova gestão.

O Secretário de Obras Adauto, tratou sobre questões de obras que envolvem o tratamento de dejetos e Saneamento Básico.

Em Uauá, também foi discutido quanto a projetos para construção de barragens, como também a questão da nascente e todo assolamento em que o rio vem sofrendo, ressaltando também o Saneamento Básico que está em fase de construção do plano.

Finalizamos criando uma programação para criação da agenda em que contaremos com a parceria das cidades de Canudos e Uauá, pretendendo agora buscar parceria com a cidade de Coronel João Sá, para que possamos assim, criar um sistema de check list com dados a serem coletados e marcar então, uma programação de encontros. Por fim, concretizar o plano de revitalização e pôr em pratica o tão sonhado projeto de revitalização do rio Vaza Barris.

PREFEITURA DE JEREMOABO
CONSTRUINDO COM A VONTADE DO POVO